top of page

Fevereiro Laranja: Campanha Internacional de Prevenção e Combate à Leucemia

Atualizado: 4 de out.

  Em 2005, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) promoveu a Campanha Fevereiro Laranja visando “promover a conscientização a respeito da doença e incentivar o diagnóstico precoce”. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, acendendo o alerta para o autocuidado. Ainda segundo as estatísticas, um terço das mortes por câncer devem-se à obesidade, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco.

ree

  O Câncer decorre de uma transformação ou mutação de células normais em células tumorais, ocasionando sem o devido cuidado médico a progressão de lesões pré-cancerosas para tumores malignos. Os fatores que influenciam tais mudanças celulares são de ordem genética e ambiental, compreendendo: cancerígenos físicos, tais como radiação, substâncias químicas cancerígenas, a exemplo do amianto, um dos componentes do cigarro, e cancerígenos biológicos, como infecções por vírus e bactérias.

  Entre 30% e 50% dos cânceres são evitáveis através da mudança de comportamentos e hábitos e o acompanhamento médico periodicamente. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, além de exercício físico regular, dieta saudável e balanceada e redução de exposição às radiações ionizantes e não-ionizantes pela luz solar (UV).

  “Cuidar do corpo e do espírito” é uma orientação evangélica dada a todos, pois o corpo é a residência temporária do Espírito, ainda comprometido com a Justiça Divina e por meio do qual resgata os débitos de existências anteriores, e o Espírito é a inteligência criada por Deus, dotada de pensamentos e sentimentos que devem ser mantidos alta pureza e bondade para evitar declínios e dissensões.

  Sabe-se que qualquer doença que afeta o corpo possui causas, sendo em alguns casos passíveis de prevenção, outras enfermidades mais ocultas demandam constante cautela mediante o aparecimento de indícios clínicos. Quando evitável pela mudança de hábitos ou abdicação de vícios, a doença passa a ser, quando negligenciada pela criatura humana, um fator de suicídio inconsciente. Portanto, orienta-se sempre o cuidado com o corpo, a mente e o espírito.

Comentários


LOGO CEAK.png
logo_feb.webp
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Twitter
  • email icone

CEAK | CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Avenida Manoel de Castro Filho, 840 - Centro, Morada Nova - CE

Todo os direitos reservados à instituição.

bottom of page